quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

'Comidinhas'

No meu perfil, eu escrevi que, além de artesanatos, eu gostava de me aventurar pelo 'território' que fica entre a sala de jantar e a área de serviço, isso mesmo a 'cozinha'. Acho que eu comentei algo como 'experimentar novos sabores, texturas', no meu caso não sou daquelas que apenas 'experimenta', eu coloco a mão na massa mesmo!
Gosto tanto dessa área, que o tema da minha monografia, da Especialização em Tradução, foi a Tradução comentada de 3 capítulos do livro Nigella Express - Good food-fast, da Nigella Lawson.
Adoro aqueles programas sobre culinária, banquinhas de especiarias, lojinhas de produtos importados, passear pelo bairro da Liberdade, Mercadão Municipal, feiras de rua e comprar um monte de comidinhas... fresquinhas ou  aquelas exóticas, um 'barato'!!
Logo que eu vejo uma receitinha diferente, já quero torná-la realidade na minha mesa. O maridão quase sempre se dá bem e também, os meus amigos/cobaias e os meus parentes/cobaias.
Mas, eu também gosto de comidinhas simples, aqueles 'acepipes' para acompanhar uma cervejinha que sempre deixam o Maridão super feliz e me rendem muitos beijinhos! Veja duas receitinhas deliciosas 'antepasto de berinjela' e 'mousse de quejo':

 'Antepasto de Berinjela'


Ingredientes:
3 berinjelas
3 pimentões (verde, amarelo e vermelho)
2 cebolas grandes
250 ml de azeite;
1 xícara de vinagre de vinho tinto;
1 vidro pequeno de azeitonas pretas sem caroço;
Tempere com sal, pimenta-do-reino, pimenta calabresa em flocos e orégano a gosto.

Modo de Fazer
1. Corte as berinjelas, os pimentões e as cebolas e arrume em camadas a berinjela, o pimentão e por cima a cebola, numa forma ou travessa própria para assar.
2. Coloque por cima o azeite, o vinagre, o sal, a pimenta-do-reino, a pimenta calabresa em flocos, o orégano e cubra com papel alumínio, leve ao forno pré-aquecido (mais ou menos 200º graus) por 15 minutos.
3. Tire do forno, acrescente as azeitonas fatiadas dê uma ligeira misturada e leve novamente ao forno (com o papel alumínio), mais ou menos, por 1 hora e meia ou até que a berinjela e os pimentões estejam cozidos. Então, retire o papel alumínio e deixe no forno por mais 15 minutos.
4. Retire do forno, espere esfriar e leve à geladeira
Sirva com pão italiano

Dica: Deixe marinando 2 ou 3 dias na geladeira, em um vidro esterilizado e hermético, fica bem mais gostoso.

Você poderá achar o tempo de preparo longo, na verdade, o que dá trabalho mesmo é cortar os ingredientes, depois é só colocar no forno (se o seu forno tiver 'timer' melhor ainda, eu tenho aquele 'timer' comprado em lojinhas de 'utilidades para o lar', assim ele me avisa a hora certinha que preciso dar uma olhadinha no forno, enquanto faço outras coisas em casa). Já a próxima receita dá para fazer em 5 minutos e tirar o resto do dia de folga!!!

'Mousse de Queijo'



Ingredientes
100 gr de ricota;
100 gr de parmesão;
1 1/2 xícara(s) (chá) de leite desnatado;
1 xícara(s) (chá) de requeijão light;
1 envelope(s) de gelatina incolor sem sabor;
Sal a gosto

Modo de Preparo
1. No liquidificador, coloque a ricota, o parmesão, o leite, o requeijão e a gelatina (dissolvida de acordo com as instruções da embalagem) e bata por 2 ou 3 minutos.
2. Despeje a mistura em uma fôrma molhada com água. Leve à geladeira até firmar. 3. Desenforme e sirva a mousse acompanhada de geléia de pimenta e torradinhas tipo canapés.

Dica: Você pode colocá-la em forminhas individuais, tipo aquelas pequenas para pudim ou gelatina, facilitando para os convidados se servirem, já que pode ser colocado em vários pontos da mesa.

Ah, na receita da 'Mousse de Queijo' eu coloquei apenas 50g de queijo parmesão , como o parmesão tem um sabor acentuado, ele acaba se destacando sobre os demais ingredientes. Eu também não coloquei sal, porque a maioria dos ingredientes já contém sal e, ainda, porque eu queria deixar a mousse com um sabor bem leve.



Aqui eu decorei a mousse com tomates cereja, a geléia de pimenta é daquelas compradas mesmo, da marca 'Queensberry'. Para acompanhar a mousse você pode servir torradinhas tipo canapés, mini barquetes folhadas ou pão italiano.

P.S. Gente, eu pesquisei e se escreve 'a mousse' mesmo! Como na maioria das palavras com origem francesa é um substantivo feminino, ainda que alguns dicionários considerem-na como um substantivo de dois gêneros. Lembrando que 'mousse' é um estrangeirismo, em português já temos o termo 'musse', também substantivo feminino.


A verdade nua e crua: quando sobra, o Maridão saboreia  a mousse no café da manhã com pão francês... hum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário